Tweed: O Clássico que se reinventa a modernidade

Em um mundo em constante evolução da moda, poucos itens Fashion possuem a capacidade de ser sinônimo atemporal nos dias atuais como o Tweed. Possuindo raízes escocesas e irlandesas, o tweed tem o poder de se camuflar no modernismo contemporâneo sendo um ícone de elegância atemporal e da sofisticação. Neste artigo, vamos entender o porquê desse tecido ser considerado um dos clássicos mais contemporâneos da atualidade.

O Tweed Ontem

A origem do tweed é consagrada pelo rigoroso clima britânico, era um tecido prático e resistente, composto por lã, servindo de proteção para as épocas mais frias do ano. No entanto, o tweed deixou de ser um tecido apenas funcional para um símbolo de status e estilo. De grandes bailes ao urbanismo da época, o tweed era diversificado e único para a moda moderna. Sua maior pioneira, foi Coco Chanel (1883-1971), que criou a popularidade do tweed nas passarelas, tornando a peça um ícone nos anos 50.

Tailleur da coleção de Alta-costura Outono/Inverno Chanel 1958/1959 na Vogue, setembro de 1958

Na Moda Contemporânea

Apesar de sua longa história, o tweed continua a ser uma escolha popular entre os fashionistas contemporâneos. Sua textura e os tons da peça adicionam sofisticação a qualquer estilo, tornando uma escolha versátil para qualquer ocasião. Hoje o tweed pode ser encontrado no mundo corporativo, nas ruas, em festas, restaurantes ou onde a criatividade do estilo levar. Além de ser uma peça-coringa, o tweed é símbolo de bom gosto e elegância, adaptando-se facilmente às tendências da moda moderna.

A Versatilidade do Tweed

Uma das características mais marcantes do tweed é sua capacidade de se adaptar a uma variedade de estilos e estéticas. Seja em um blazer estruturado e alongado, um casaco elegante ou uma saia midi ou curta, o tweed pode ser incorporado de várias maneiras para criar looks únicos e memoráveis. Veja abaixo, exemplos de peças da coleção Equilíbrio Natural:

O Futuro do Tweed na Moda

Depois de entender a praticidade e a versatilidade deste tecido, podemos afirmar que o tweed veio pra ficar. Para desmistificar que é somente um estilo clássico, as passarelas atuais trouxeram o tweed de forma despojada sem perder sua identidade da elegância. Com sobreposições em casacos alongados, acessórios como cintos para aprimorar ainda mais o look e até mesmo mix de tweeds, a tendência está pronta para ser aproveitada nesta estação.

Fonte: https://www.vogue.com/fashion-shows/fall-2024-ready-to-wear/chanel

Deixando de ser apenas um tecido e se tornando uma expressão de estilo e individualidade da moda moderna, o tweed transcende as tendências da moda passageiras. Se reinventa em cada década de maneiras diferentes, para alimentar ainda mais sua força do clássico moderno.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Mais popular

Assine nossa newsletter semanal

Ramo Selvagem

Posts Recentes

Abrir
1
Olá! Posso ajudar?